sábado, 15 de novembro de 2008

Jones 1980

1980 Alan Jones AUSTRAL. (Williams-Ford)

Em relação ao ano anterior, 1980 viu o tempo de cada volta diminuir em média três segundos e a velocidade tornar-se cada vez mais alta. Em conseqüência, ficava cada vez mais difícil para os pilotos lutar contra a força centrífuga e a habilidade no volante virou um pré-requisito. Para melhorar a aerodinâmica, os construtores começaram a considerar mínimos detalhes.

Por motivos de segurança, as barras móveis da lateral dos carros foram proibidas. Para fugir da proibição, a Lotus construiu o modelo 88, com chassi duplo. O truque foi descoberto e o novo modelo proibido.

Outra inovação que surgiu, desta vez legal, foram os monopostos feitos em fibra de carbono em vez do tradicional alumínio, construídos pela McLaren e pela Lotus. O ano de 82 começou novamente com invenções para fugir dos rigorosos regulamentos. Era possível encher os carros com líquidos de refrigeração antes da pesagem. A Brabham e a Williams montaram um sistema de refrigeração de freios falso; para atingir o peso mínimo de 580 Kg o sistema era preenchido com líquido - durante os treinos e nas corridas, o tanque ficava vazio.

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