1950 Giuseppe Farina [Nino Farina] ITA (Alfa Romeo)
No início dos anos 50, os carros de Fórmula 1 eram considerados prodígios de tecnologia, assim como nos dias de hoje.
Os veículos da primeira geração tinham o motor na frente e possuíam o formato de um bólido. A primeira equipe a se destacar foi a Alfa Romeo, que com os pilotos Nino Farina, Juan Manuel Fangio e Luigi Fagioli se tornou a primeira campeã na história da Fórmula 1.
Dois meses antes do início da temporada de 1950, a ALFA ROMEO anuncia sua volta, agora com carros que rendem 350 CV a 8000 rpm. Seu ronco poderoso assemelha-se ao de aviões. Os carros Tipo 158 (Alfetta) conquistam nada menos que onze vitórias em onze corridas e quebram todos os recordes de velocidade. Os pilotos, muito hábeis, conhecidos como os três F: Farina (que se tornou o primeiro campeão mundial), Fangio e Fagioli. Para 1951, a principal tarefa de Gioacchino Colombo era melhorar ainda mais o desempenho dos carros 158, visando contra-atacar o crescente desafio da Ferrari. Ele consegue fazer seu magnífico motor de oito cilindros em linha atingir um prodigioso rendimento de 420 CV a 9600 rpm. Mas isso, evidentemente implicava em um elevado consumo, por isso os carros de 1951, agora denominados Alfetta 159 tiveram seus tanques de combustível aumentados e ficaram mais "gordos". Com o maior peso, houve necessidade de reforçar as estruturas do carro, bem como freios e suspensão.
Agora o carro pesa 1067 Kg, 254 a mais que seu elegante antecessor de 1938. Mas se transformou num bólido capaz de atingir velocidade máxima de 322 Km/h. A ALFA ROMEO conquista seu Segundo Campeonato consecutivo, agora vencendo com Fangio, mas os carros 159 são superados pela Ferrari no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, na Alemanha e Itália, mas vencem a última prova em Barcelona, acumulando 37 vitórias.
sábado, 15 de novembro de 2008
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