quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Piloto da Vez: Mika Salo

Mika Salo - Ferrari 1999

O piloto de quem vou falar é o finlandês Mika Salo que correu na F1 de 1994 a 2002.Nesses anos de F1 ele não conquistou nenhuma vitória,mesmo correndo pela Ferrari em 1999.Isso não quer dizer que ele foi um piloto medíocre, pelo contrário,foi um piloto muito competente,mas ele não conquistou sua vitória por causa das situações.

Salo estreou na Fórmula 1 em 1994, pela equipe Lotus, que estava fechando as portas. Em seu primeiro GP, no GP do Japão, ele terminou em décimo lugar, a uma volta do vencedor (o inglês Damon Hill) e suplantou o comapnheiro de equipe, Alessandro Zanardi. Terminou em trigésimo segundo lugar entre todos os pilotos, sem nenhum ponto marcado. Na última corrida, na Austrália, teve de sair, encerrando o ciclo da tradicional equipe inglesa, que fechou o ano zerada.

E nos de 1995 a 1997, Salo estava na F-1 defendendo as cores da Tyrrell Racing - outra equipe tradicional em crise - em 1995. Ele teve como companheiro de time o japonês Ukyo Katayama. Nesse período, o finlandês sempre superou o nipônico. Cinco quintos lugares (Monza, Austrália, Mônaco e Brasil) foram seus melhores desempenhos na Tyrrell.

Em 1998 após sair da Tyrrell, Mika Salo foi contratado pela Arrows, que perdia Damon Hill, contratado pela Jordan e mantinha o brasileiro Pedro Paulo Diniz. O finlandês teve como melhor desempenho um quarto lugar no GP de Mônaco. Salo terminou a temporada na décima quarta colocação.

Mika Salo - Ferrari 1999

Encerrado seu contrato com a Arrows, Salo ficou sem emprego para 1999. Sua vaga na equipe inglesa foi ocupada por Toranosuke Takagi (ex-Tyrrell), enquanto Pedro Paulo Diniz, que perdeu a vaga para o espanhol Pedro de la Rosa, foi para a Sauber. Entretanto, o finlandês não ficaria desempregado por muito tempo. Devido ao acidente que impediu Ricardo Zonta de competir no GP do Brasil, Salo substituiu o brasileiro em três corridas (Brasil, San Marino e Mônaco).
Outro acidente deu uma nova oportunidade a Salo: Michael Schumacher havia fraturado a perna em Silverstone. O italiano Luca Badoer, titular da Minardi em 1999 e test-driver da "Scuderia", não quis competir no lugar do alemão. Salo foi chamado para auxiliar Eddie Irvine na disputa pelo título,no GP da Alemanha de 1999, Salo tinha tudo para vencer, mas abriu mão do primeiro lugar em favor do parceiro na Ferrari, o irlandês Eddie Irvine. Depois daquele dia, Salo jamais teve outra chance de conquistar um triunfo. Salo chegou duas vezes em segundo lugar, seus melhores resultados na F-1.

O bom desempenho em 1999 fez Salo retornar à F-1 em 2000 com um contrato para disputar a temporada de 2000 pela equipe Sauber, e seu companheiro era novamente Pedro Paulo Diniz. No final, ele ficou em décimo primeiro.

Os últimos anos de Salo na F-1 foram na equipe Toyota, que estava nascendo. Fora da F-1 em 2001, ele foi o piloto de testes da equipe, e retornou para disputar seu último campeonato em 2002. Esta temporada foi uma desilusão, e o finlandês, aos 35 anos, fez apenas dois pontos, os primeiros da Toyota, que terminou em último lugar, atrás até mesmo da Minardi,que em 2000 e 2001 não somou um único ponto. Depois, a Toyota anunciou que não contaria com o veterano finlandês para a sua segunda temporada. Esta foi a gota d'água para Mika Salo.

Nenhum comentário: