sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

As novas regras da F1

Com a crise mundial FIA decidiu fazer algumas modificações quanto as custos da F1,porque essa esporte é muito caro.E com essa crise muitos patrocinadores estavam saindo e por isso ela criou essses cortes de custos para fazer um esportivo mais competitivo e para as equipes pequenas continuarem na F1.
Eis abaixo uma listagem completa das novas regras para o próximo ano na F1:


Motor
Os motores devem durar o dobro. Cada piloto poderá usar um máximo de oito motores por época mais quatro para testes (20 no total). A regra de três corridas de duração irá continuar activa;Motores limitados a 18.000 rpm;
Proibição de ajustes internos.
Ajustes nas trompetas e injectoresPreço dos motores a equipas independentes serão reduzidos em 50% face a 2008;
Motor Renault poderá ser modificado para 2009. Todos os outros permanecerão inalterados.TestesFim dos testes privados durante a temporada


Desenvolvimento aerodinâmico
Proibição do uso da escala superior a 60% no túnel de vento e limitação a 50 m/s;
Uma fórmula para equilibrar os túneis de vento será ainda encontrada
Fábrica
A fábrica será forçada a encerrar seis semanas por ano, de acordo com as leis locais

Fim-de-semana de corrida
Número de pessoas será reduzido em virtude de medidas como a partilha de informações dos pneus e combustível, eliminando os "spotters"


Espectáculo desportivo
Esta a ser conduzida uma pesquisa de mercado para analisar a reacção do público a um numero de novas ideias, tais como possíveis mudanças na qualificação e a substituição dos pontos por medalhas para os pilotos. As propostas serão entregues à FIA quando os resultados forem conhecidos.
Nota: Estas medidas irão permitir Às equipas poupar cerca de 30% dos seus orçamentos comparado com 2008, ao passo que as poupanças para os independentes serão ainda maior.



2010

Conjunto motor-transmissão
Os motores serão disponibilizados às equipas independentes por menos de 5 milhões de euros por ano. Estes poderão ser de um construtor independente ou de outro construtor já presente, com garantia de continuidade. Se for com um fornecedor independente, o acordo terá de ser assinado até 20 de Dezembro de 2008.Este mesmo motor continuará a ser utilizado em 2011 e 2012;Ainda sujeito a questões praticabilidade, a mesma transmissão será usada por todas as equipes.


Chassis
Uma lista de elementos do chassis será preparada e uma decisão tomada em respeito de cada elemento no que diz respeito a saber se continuará a ser um diferenciador de performance (elemento competitivo);
Alguns elementos diferenciadores de performance serão homologados para esta época;Alguns elementos vão continuar a ser diferenciadores de performance mas com recurso a materiais mais baratos;
Elementos que não sejam diferenciadores de performance serão prescritos e obtidos ou construídos da maneira mais económica possível.


Fim-de-semana de corrida
Sistemas de rádio e telemetria estandardizados;Fim das coberturas de aquecimento dos pneus;Fim do reabastecimentoPossível redução da distancia de corrida ou duração (proposta de acordo com o estudo de mercado)
Fábrica
Mais restrições no desenvolvimento aerodinâmico;Análise completa das instalações de cada fábrica


Longo termo
A FIA e a FOTA irão estudar a possibilidade de um conjunto motor-transmissão inteiramente novo para 2013, baseado na eficiência energética (obtendo mais potencia com menor energia consumida). As regras ainda terão de ser estabelecidas para assegurar que o desenvolvimento de tal conjunto contribui de forma decisiva para a eficiência energética dos transportes de estrada.
Um sistema KERS melhorado deverá tornar-se um elemento muito importante desse conjunto no futuro. A curto-prazo, o KERS faz parte dos regulamentos para 2009 mas não é obrigatório. Para 2010, a FIA está a considerar propostas para estandardizar o sistema KERS. A FIA aguarda propostas.
Uma série de outras medidas foram adoptadas para o regulamento técnico e desportivo de 2009 e 2010.

Nenhum comentário: