Brawn GP é criada e assume
lugar da Honda na F-1.
Barrichello é confirmado
Ross Brawn e Rubens Barrichello
Acabou o mistério sobre o futuro da Honda na Fórmula 1. Nesta quinta-feira, Ross Brawn, ex-diretor da Ferrari, anunciou oficialmente a criação da Brawn GP Formula One Team em substituição aos japoneses. Além de confirmar a fundação
da nova escuderia, o principal diretor da Brawn GP confirmou a presença de Rubens Barrichello como um dos pilotos titulares, em companhia ao inglês Jenson Button.
Apesar de ter trabalhado por muitos anos na Ferrari, Brawn anunciou que sua equipe correrá com o motor Mercedes FO 108W. Assim, a escuderia se junta à McLaren e a Force Índia, que utilizam este mesmo motor.
"Primeiramente,foi um grande prazer ter trabalhado com a Companhia de Motor da Honda. Quero agradecer a Honda pela fantástica cooperação e auxílio durante este processo e pelo carinho que demonstraram comigo e com o nosso time", agradeceu Brawn, que chegou a cogitar a hipótese de manter um motor Honda na escuderia.
Adotando um discurso semelhante ao de Ross Brawn, o diretor oficial da Honda Motor, Hiroshi Oshima, agradeceu ao novo mandatário e afirmou que a venda para Brawn foi a melhor decisão a ser tomada.
"Desde o dia cinco de dezembro do último ano, quando anunciamos a retirada da Honda da Fórmula 1, conduzimos muitos estudos e discussões para essa equipe prosseguir em uma nova escuderia. Estamos muitos satisfeitos em realizar essa venda a Ross Brawn, com quem nós enfrentamos grandes desafios neste mundo da F-1. Oferecemos nossos sinceros votos de sorte a Brawn e a todos que farão parte desta nova empreitada", afirmou Oshima.
Atrás das outras equipes, que já realizam testes com seus novos carros, Ross Brawn aposta na experiência de Button e Barrichello para ter um desempenho satisfatório na abertura da temporada, dia 29 de março, em Melbourne, na Austrália.
"Eu escolhi Jenson e Rubens (Button e Barrichello) devida à sua vasta experiência na categoria e por já fazerem parte desta equipe. Além disso, acredito que eles têm condições de estarem prontos para o GP de Melbourne, apesar do pouco tempo de preparação que teremos", declarou.
Juntos há três anos, Barrichello e Button somam 432 GPs na carreira, o que os torna a dupla de maior experiência entre as 10 escuderias do categoria.
Amarelo e preto, carro é batizado de BGP 001 - Nova no circuito, a Brawn GP remete as cores da antiga equipe Minardi, que estreou em 1985 na categoria máxima do automobilismo e encerrou suas atividades 20 anos depois, e utilizou um carro com essas tonalidades entre 1980 e metade .
O modelo nomeado comoBGP001 será guiado pela primeira vez nesta sexta-feira, quando o time realizará um shakedown restrito para os membros da escuderia. Pelo fato de já estar na Inglaterra, somente Jenson Button pilota o novo carro no circuito de Silverstone.
Porém, a nova equipe será apresentada aos concorrentes no dia 15 de março, quando as escuderias realizam testes no circuito de Jerez de La Frontera. Desta vez, Rubens Barrichello assume seu lugar e debuta no cock-pit da Brawn. Os testes em Jerez terminam dois dias depois.